quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A Revolução de 1930: A Dominação Oculta - Ítalo Tronca



A Revolução de 1930: A Dominação Oculta - Ítalo Tronca

Até 1930, a política brasileira tinha seus rumos traçados por dois grupos econômicos: os cafeicultores paulistas e os pecuaristas mineiros, que se revezavam no poder. Era a chamada política do "café com leite", típica de um país eminentemente agrário e incapaz de atender as aspirações de uma emergente classe média urbana que também queria sua parte neste café da manhã.

Com Getúlio Vargas, a Revolução de 1930 veio se apoiar nessa classe média e promoveu uma ruptura definitiva na História do Brasil: acabou com a aliança do "café com leite", deu as bases para a industrialização e assim trouxe o país para o século XX.

Download do livro: Clique aqui!

O Governo Jânio Quadros - Maria Victoria Benevides



O Governo Jânio Quadros - Maria Victoria Benevides

Sete anos após o suicídio de Getúlio Vargas, outro presidente, Jânio Quadros, igualmente eleito com expressiva votação popular, deixava o poder de forma dramática. Mas, além de carecer do sentimento de grandeza do gesto do primeiro, a renúncia de Jânio permanece até hoje, no mínimo, polêmica. A comparação é inevitável embora o carisma de Getúlio se contraponha apenas a caricatura janista, um ator com papel ultrapassado e mistificador.

Possuidor de um estilo autoritário, moralista e extremamente personificado, Jânio evocava um populismo de direita, um sintoma da falência do sistema partidário.

Maria Victoria Benevides analisa nesta concisa e inteligente obra, a especificidade do Governo Jânio Quadros dentro período populista e as características desse líder tão controvertido e extremado.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui