domingo, 27 de setembro de 2009

Vulnerabilidade Ambiental - desastres naturais ou fenômenos induzidos?



Vulnerabilidade Ambiental - desastres naturais ou fenômenos induzidos?

Este estudo tem como objetivo de fornecer informações básicas sobre os principais fenômenos naturais que, por meio da interferência humana, podem causar impactos ou resultar em desastres. O conteúdo foi selecionado para subsidiar aqueles que participam das tomadas de decisão em processos de planejamentos ambientais dentro do território brasileiro.

Download do estudo: http://www.4shared.com/file/135880669/e801362b/Vulnerabilidade_Ambiental_-_desastres_naturais_ou_fenmenos_induzidos_-_humcertoalgum.html

Um discurso sobre as ciências - Boaventura de Souza Santos



Um discurso sobre as ciências - Boaventura de Souza Santos

A obra “Um discurso sobre as Ciências” apresenta em suas primeiras páginas a crise de identidade das ciências no tempo em que vivemos, onde analisa os aspectos históricos das ciências naturais e sociais, bem como o atual contexto científico e as perspectivas para o futuro.

O autor sustenta, inicialmente, que nos encontramos em uma fase de transição entre “tempos” científicos. Para uma melhor compreensão, Boaventura utiliza-se do exemplo de Rousseau, que na obra “Discours sur Le Sciences et lês Arts”, de 1750, buscou respostas por meio de perguntas elementares e simples. Para tanto, o autor estrutura a sua obra da seguinte maneira: 1º) caracteriza a ordem científica hegemônica; 2º) analisa, sob condições teóricas e sociológicas, a crise dessa hegemonia; 3º) propõe um perfil de uma ordem científica emergente, novamente sob condições teóricas e sociológicas.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/114152167/9b325c92/SANTOS_Boaventura_de_S_Um_discurso_sobre_as_cincias.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui