Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

terça-feira, 18 de outubro de 2011

A Gramática Política do Brasil - Edson de Oliveira Nunes


A Gramática Política do Brasil - Edson de Oliveira Nunes

Ao articular os quatro padrões institucionalizados de relações, ou "quatro gramáticas", que estruturam os laços entre sociedade e Estado no Brasil – o clientelismo, o corporativismo, o insulamento burocrático e o universalismo de procedimentos –, o autor mostra como a partir da década de 30 tornou-se viável a construção de um Estado nacional e a decorrência de um poderoso processo de industrialização no país.

Download do livro: Clique aqui!

A Farmácia de Platão - Jacques Derrida


A Farmácia de Platão - Jacques Derrida

Esta é uma das obras mais consagradas de Jacques Derrida. Tomando como ponto de partida o diálogo de Platão, Derrida nos apresenta aquela que considera sua questão central: escrever é decente ou indecente?
Trata-se, à primeira vista, de uma genealogia da escritura, encaminhada por Sócrates e desdobrada por Derrida. A escritura, no mito de Theuth, é apresentada como um phármakon, uma medicina, um remédio. Ora, como nos faz notar o autor, phármakon é um termo ambíguo, de duplo sentido, podendo significar remédio ou veneno, podendo ser benéfico ou maléfico.

Download do livro: Clique aqui!