domingo, 25 de abril de 2010

Em Busca da Política - Zygmunt Bauman



Em Busca da Política - Zygmunt Bauman

O argumento central desse livro reside na idéia de que a liberdade individual só pode ser produto do trabalho coletivo, ou seja, só pode ser garantida coletivamente. Entretanto, como mostra Zygmunt Bauman, hoje rumamos para a privatização dos meios de assegurar esta liberdade – projeto que, se pretende ser um tratamento contra os males atuais, está fadado aos mais funestos resultados.
Em mais um brilhante ensaio, Bauman busca tornar novamente possível a arte de traduzir os problemas pessoais em questões de ordem pública – imperativo vital e urgente para a renovação da política. Uma verdadeira investigação sobre a relação entre a estrutura do mundo atual e a maneira como nele vivemos.

Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, iniciou sua carreira na Universidade de Varsóvia, onde ocupou a cátedra de sociologia geral. Em 1968 emigrou, reconstruindo sua carreira no Canadá, Estados Unidos, Austrália e Grã-Bretanha, onde em 1971 tornou-se professor titular de sociologia da Universidade de Leeds, cargo que ocupou por vinte anos.

"Bauman ainda uma vez comprova as virtudes da sociologia e da sua eterna busca da 'comunidade'. (...) O ensaio (...) trará uma importante contribuição para os atuais debates políticos nacionais. (...) O iluminismo de Bauman certamente fará bem para todos nós."
Márcio Seligmann-Silva, Caderno Cultura - O Estado de S. Paulo

Download do livro: Clique aqui!

Vidas Desperdiçadas - Zygmunt Bauman



Vidas Desperdiçadas - Zygmunt Bauman

Enormes contingentes de seres humanos, destituídos de meios de sobrevivência em seus locais de origem, vagam hoje pelo mundo.
"Nosso planeta está cheio", afirma Zygmunt Bauman nesse livro. Não somente do ponto de vista físico e geográfico, mas também social e político. Já não há mais espaço para esse lixo humano produzido pela sociedade de consumo.
Essa população fora-da-lei jamais será incorporada ao sistema produtivo nem manterá qualquer tipo de relação estável. O grande problema dos Estados é que destino dar a elas. Esse é o foco para onde convergem as políticas de segurança de todo o planeta.
A produção de seres marginalizados é inevitável em nossa sociedade. É conseqüência inseparável da modernização, efeito colateral da nova ordem e do progresso econômico.
Em Vidas Desperdiçadas, Bauman ilumina com suas reflexões esse cenário sombrio em que se encontra o nosso mundo. Preocupado com o ambiente em que vivemos, lança sua análise aguda e aprofundada em busca de recuperar uma perspectiva humanista do social.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui