quinta-feira, 13 de maio de 2010

O Inventário das Diferenças - Paul Veyne



O Inventário das Diferenças - Paul Veyne

"A ambição do historiador como tal permanece, na verdade, a narrativa da aventura vivida pelos homens. Mas esta narrativa exige todos os recursos das ciências sociais, incluindo nestes os desejáveis, mas não disponíveis." É partindo destas palavras de Raymond Aron que Paul Veyne, convidado para lecionar a cadeira de História Romana no Collège de France, profere a sua Lição Inaugural. Chamando a atenção para o carácter imprescindível da Filosofia e da Sociologia para a História, o grandes especialista da Antiguidade debruça-se sobre o papel do historiador cuja atitude crê ter de deixar de ser passiva e narrativa para se tornar científica ou sja explicativa e individualizante.
"A História", escreve Paul Veyne, "não é só um inventário de todos os acontecimentos, mas também a individualização de cada acontecimento; e essa individualização é aquilo que o explica e explicita."

Download do livro: Clique aqui!

Diferença e Repetição - Gilles Deleuze



Diferença e Repetição - Gilles Deleuze

Neste livro, Deleuze desenvolve toda uma teoria da gênese da negação a partir da diferença. No capítulo sobre 'a imagem do pensamento' de 'Diferença e Repetição', Deleuze anuncia claramente os seus objetivos - 'destruição da imagem de um pensamento que se pressupõe a si próprio, gênese do ato de pensar no próprio pensamento'. Eis alguém que retoma a pretensão clássica da filosofia de descartar a doxa, recomeçando tudo do zero. Todavia, o projeto crítico de Deleuze pretende ser mais radical do que todos os que o precederam, pretende subtrair todos os pressupostos, explícitos ou objetivos e implícitos ou subjetivos, no intuito de alcançar um 'verdadeiro começo'. Mas como 'começar a pensar', se primeiro é preciso isolar as condições desse começo e fazê-lo precisamente por meio do pensamento? É o que mostra este livro, entre outros temas.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui