Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

quinta-feira, 13 de maio de 2010

O Inventário das Diferenças - Paul Veyne



O Inventário das Diferenças - Paul Veyne

"A ambição do historiador como tal permanece, na verdade, a narrativa da aventura vivida pelos homens. Mas esta narrativa exige todos os recursos das ciências sociais, incluindo nestes os desejáveis, mas não disponíveis." É partindo destas palavras de Raymond Aron que Paul Veyne, convidado para lecionar a cadeira de História Romana no Collège de France, profere a sua Lição Inaugural. Chamando a atenção para o carácter imprescindível da Filosofia e da Sociologia para a História, o grandes especialista da Antiguidade debruça-se sobre o papel do historiador cuja atitude crê ter de deixar de ser passiva e narrativa para se tornar científica ou sja explicativa e individualizante.
"A História", escreve Paul Veyne, "não é só um inventário de todos os acontecimentos, mas também a individualização de cada acontecimento; e essa individualização é aquilo que o explica e explicita."

Download do livro: Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.