sábado, 13 de março de 2010

Considerações Sobre o Marxismo Ocidental - Perry Anderson



Considerações Sobre o Marxismo Ocidental - Perry Anderson

Reunidos em um único livro, dois célebres ensaios do historiador britânico Perry Anderson sobre o "marxismo ocidental", uma das mais fecundas vertentes do marxismo no século XX. O qualificativo de 'ocidental', vem de um célebre ensaio de Maurice Merleau-Ponty, em 1995, em contraposição a um 'marxismo soviético', desenvolvido dentro dos países do antigo bloco comunista A trajetória de autores como Antonio Gramsci, Georg Lukács, Jean-Paul Sartre, Herbert Marcuse, Lucio Colleti, Walter Benjamin e Jünger Habermas, entre outros, as bases da suas formações teóricas, suas relações e conflitos com o stalinismo e o impacto das duas grandes guerras mundiais no pensamento marxista na Europa Ocidental são analisados com o texto claro e rigor de Anderson.

Download do livro: Clique aqui!

O que é Pós-Moderno - Jair Ferreira dos Santos



O que é Pós-Moderno - Jair Ferreira dos Santos

Que ligação existe entre o micro-computador e a sex-shop? Por que a massa consumista tem no rosto um misto de fascinação e melancolia? O que ocorreu nas artes com o fim das vanguardas? Por que o niilismo voltou à boca dos filósofos?
Há qualquer coisa nova, mas indefinível, no ar. Cabeças mais sensitivas a chamam de pós-modernismo, mescla de purpurina com circuito integrado, liberação dos costumes com pós-industrialismo. Um bem? Um mal? Quem viver verá...
Em 7 mini-capítulos, o autor Jair Ferreira dos Santos esboça uma idéia sobre o que é o “fantasma” pós-moderno e sobre a paisagem que ele assombra.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui