segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O Capitalismo Tardio - João Manuel Cardoso de Mello


O Capitalismo Tardio - João Manuel Cardoso de Mello

O Capitalismo Tardio é uma tese e uma história. Suas páginas desafiam uma hipótese sobre a constituição do capitalismo brasileiro e, ao mesmo tempo, contam a história intelectual do núcleo fundador do Departamento de Economia da Universidade de Campinas. Éramos todos cepalinos e, portanto, réprobos, num momento da vida brasileira e latino-americana em que a vitória do pensamento conservador e tecnocrático parecia definitiva. Éramos todos deserdados do debate político e social do pós-guerra que cessou, de repente, numa manhã de abril de 1964. Foi nesse grande silêncio que pudemos escutar com maior clareza as vozes que ainda teimavam em fazê-lo no exílio ou desterrados do meio de seu povo. - Do prefácio de Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo.

Download do livro: Clique aqui!

O Declínio da Idade Média - Johan Huizinga


O Declínio da Idade Média - Johan Huizinga

A presente obra é "Um estudo das formas de vida, pensamento e arte em França e nos Países Baixos nos séculos XIV e XV".
Publicada pela primeira vez em 1924, ainda hoje mantém todo o seu interesse. A um notável conhecimento histórico e a uma invulgar sensibilidade e compreensão da arte deste período e do modo como a cultura estava integrada na visão total do tempo, Johan Huizinga alia uma extraordinária capacidade de narrador.
Continuando a ocupar uma posição ímpar na Historiografia sobre o período, a obra hoje se reveste de uma dimensão suplementar, apresentando-se como ilustre ancestral de novos gêneros históricos como a História das Mentalidades e a História dos Comportamentos, que tanto têm sido cultivados pelos historiadores recentes.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui