sábado, 14 de agosto de 2010

Migração Rural-Urbana, Agricultura Familiar e Novas Tecnologias - Embrapa



Migração Rural-Urbana, Agricultura Familiar e Novas Tecnologias - Embrapa

Os artigos contidos nesta obra abordam a agricultura familiar, a pobreza instalada em vários rincões do país, o êxodo rural e a reforma agrária. Os autores aliam a experiência profissional à teoria econômica e à análise precisa de fatos cujas evidências são baseadas na coleta rigorosa de dados e em informações do IBGE. A coletânea adere à tese de que o diferencial de salários entre a urbis e os campos, em termos de renda permanente determina a intensidade e a extensão do êxodo rural, ou seja, examinam detalhadamente a renda do estabelecimento e da família à luz de procedimentos contábeis rigorosos.

Download do livro: Clique aqui!

PIB da Agricultura Familiar: Brasil e Estados - Ministério do Desenvolvimento Agrário



PIB da Agricultura Familiar: Brasil e Estados - Ministério do Desenvolvimento Agrário

Nos últimos anos, tem havido uma crescente incorporação pelo Estado brasileiro das demandas e dos interesses das comunidades rurais e, em particular, da agricultura familiar. Incorporação que reflete a capacidade política e organizativa destes setores e mudanças importantes na orientação do governo federal a partir de 2003. Criou-se assim, uma convergência favorável para uma nova geração de políticas agrícolas que vem sendo concebidas e implementadas por meio do diálogo e da participação social.
Avanços importantes que contribuem para o reconhecimento econômico e social da agricultura familiar e das populações rurais para o desenvolvimento do país, bem como para superar visões preconceituosas que percebem o meio rural como um lugar do passado e do atraso.
Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a participação econômica deste setor, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), iniciou uma profícua cooperação com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui