quarta-feira, 9 de junho de 2010

Dezoito Lições Sobre a Sociedade Industrial - Raymond Aron



Dezoito Lições Sobre a Sociedade Industrial - Raymond Aron

A característica principal das sociedades atuais - ocidentais ou soviética - é a aplicação da ciência à indústria, acarretando o aumento da produtividade e o crescimento dos recursos per capita e da coletividade como um todo. Partindo dessa constatação, o autor se interroga sobre as conseqüências que resultam dessa produtividade crescente para a ordem social.

Download do livro: Clique aqui!

A Transfiguração do Político, a Tribalização do Mundo - Michel Maffesoli



A Transfiguração do Político, a Tribalização do Mundo - Michel Maffesoli

Os anos passam e este livro fica cada vez mais atual. Neste Brasil do começo do século XXI, atolado em escândalos de corrupção e na crise das utopias da esquerda, Michel Maffesoli aparece como um oráculo que enfrentou os lugares-comuns da modernidade em busca de pistas interpretativas para a compreensão dos fenômenos sociais.

A Transfiguração do Político é um libelo contra todos os tipos de poder, inventário implacável dos descaminhos da libido dominandi. Ensaio libertário, denuncia as estratégias milenares das estruturas de poder para conter a explosão dos sentidos e reproduzir-se em benefício próprio.

Fora do cartesianismo da relação otimismo/ pessimismo, Michel Maffesoli descreve com paixão os caminhos encontrados pelos indivíduos e pelas massas no cotidiano para resistir ao horror do poder. O sociólogo do cotidiano demonstra como a Razão na modernidade foi transformada em instrumento de controle, expulsando e condenando todas as manifestações não-racionais, afetivas, da ordem do inútil, a cultura do sentimento. Maffesoli mostra que o homem, ser simbólico, não pode ser reduzido à lógica do utilitário, nem ter amputada a sua dimensão mágica, poética, sonhadora. Manifesto em defesa da vida, da arte, da liberdade, do estar-junto e do "supérfluo necessário", A Transfiguração do político desmonta os projetos futuristas empenhados em oferecer à sociedade grandes ideais, as utopias clássicas que desabaram.

Download do livro:Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui