terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Marxismo e a Questão Racial - Carlos Moore



Marxismo e a Questão Racial - Carlos Moore

Este ensaio agora é visto por muitos como fundamental para a compreensão das relações entre o movimento negro mundial e a esquerda, embora ele fora avaliado – por muitos militantes negros de esquerda, dentro e fora do Brasil – como sendo uma “confabulação” de origem imperialista. Porém, o texto precisa ser analisado sobretudo porque a verdadeira “diabolização” do intelectual cubano, que se seguiu a essa publicação, teve relação direta com o fato de o autor ser um opositor ferrenho do regime castrista no que diz respeito à questão racial.

Download do livro: Clique aqui!

A Idade Média - Nascimento do Ocidente - Hilário Franco



A Idade Média - Nascimento do Ocidente - Hilário Franco

O objetivo do livro “A Idade Média e o Nascimento do Ocidente” é analisar o período medieval levando em conta suas estruturas sociais, políticas, econômicas, eclesiásticas e mentais. O texto foi organizado de forma que cada capítulo do livro descreva uma dessas estruturas dentro da ordem cronológica dos fatos.
O período entre os séculos IV e XVI é tradicionalmente conhecido por Idade das Trevas, Idade da Fé ou, com mais freqüência, Idade Média. Todos eles rótulos pejorativos, que escondem a importância daquela época na qual surgiram os traços essenciais da civilização ocidental. Nesta, mesmo países surgidos depois daquela fase histórica - caso do Brasil - têm muito mais de medieval do que à primeira vista possa parecer. Olhar para a Idade Média é estabelecer contato com coisas que nos são ao mesmo tempo familiares e estranhas, é resgatar uma infância longínqua que tendemos a negar mas da qual somos produto. De fato, para o homem de o Ocidente atual compreender em profundidade a Idade Média é um exercício imprescindível de autoconhecimento.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui