quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Luz Sobre a Idade Média - Régine Pernoud


Luz Sobre a Idade Média - Régine Pernoud

Idade Média. A Idade das Trevas. Eis a imagem que temos ainda do que aprendemos no liceu. A autora reage contra estes preconceitos, revelando a riqueza do período medieval. No campo da literatura, refere-se a epopéias como a Canção de Rolando, aos romances de cavalaria, à novela amorosa, à poesia, às farsas, às fábulas. Evoca o desenvolvimento artístico desta época, assim como aspectos menos conhecidos - o interesse dedicado às ciências e à medicina. A própria vida cotidiana traz a marca de uma civilização já refinada. Basta dizer que a higiene estava mais desenvolvida do que no século XVII. A hierarquia social assentava essencialmente nos laços familiares. As mulheres tinham direitos que perderam a partir do século XVI.

Download do livro: Clique aqui!

Nietzsche – vida como obra de arte - Rosa Dias


Nietzsche – vida como obra de arte - Rosa Dias

Nos últimos anos, a bibliografia de e sobre Nietzsche tem-se ampliado no Brasil. Este livro acrescenta um diferencial reflexivo à fortuna crítica do autor: Rosa Dias nos propõe não apenas levantar e explicar categorias, mas pensar junto com o filósofo alemão, tendo em vista um dos aspectos fundamentais de sua produção - a relação entre arte e vida.
Rosa Dias é doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora-adjunta de Filosofia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). É autora de diversos livros sobre Nietzsche.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui