segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Sentidos da Democracia e da Participação - Ana Claudia Chaves Teixeira (org.)



Sentidos da Democracia e da Participação - Ana Claudia Chaves Teixeira (org.)

Na atualidade, os termos “participação” e “democracia” têm sido amplamente utilizados nos discursos dos mais variados setores sociais. No entanto, podemos perceber que, apesar da apropriação dos termos, os significados e suas implicações políticas e culturais estão amplamente em disputa. Por isso, cada vez mais, faz-se necessário debater e explicitar melhor o sentido que atribuímos a esses termos. Essa publicação é fruto do Seminário “Os Sentidos da Democracia e da Participação” e tem como objetivo recuperar alguns dos momentos do seminário não apenas para registrá-lo, mas principalmente para contribuir para o debate sobre os sentido que queremos dar para a democracia e participação em nosso país.

Download do livro: http://sharex.xpg.com.br/files/3958081568/Participacao_e_Democracia.pdf.html

Planos Diretores: processos e aprendizados - Paula Freire Santoro e Renato Cymbalista



Planos Diretores: processos e aprendizados - Paula Freire Santoro e Renato Cymbalista

Um país com uma estrutura administrativa ainda precária como o Brasil tem pouca tradição na sistematização de processos, de modo que uma série de experiências acaba se perdendo por falta de registro.

Esta publicação foi concebida com o propósito de preencher essa lacuna, e apresenta seis estudos que recuperam processos e buscam extrair lições aprendidas de cada um deles.

O próprio trabalho de sistematização das experiências mostra a diversidade de questões envolvidas nos Planos Diretores, revelando que em cada município os focos de construção de conhecimento, de tensões e de negociações foram específicos.
Disso resulta que os casos aqui relatados apresentam também focos diferenciados, refletindo as especificidades locais.

Download do livro: http://sharex.xpg.com.br/files/5556241258/Plano_Diretor.pdf.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui