Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O Longo Século XX - Giovanni Arrighi


O Longo Século XX - Giovanni Arrighi

O objetivo do livro é analisar a crise da economia capitalista iniciada no início da década de 1970. No entanto, o autor não se restringe a um recorte temporal limitado. Para ele, só é possível compreender a essência e a dimensão da crise se levarmos em conta as tendências que o capitalismo tem demonstrado desde sua gênese. A partir dessa perspectiva, Arrighi coloca que desde o século XV, quando capital e Estado pela primeira vez se fundem, dando origem ao sistema capitalista propriamente dito, este teria passado por quatro ciclos sistêmicos de acumulação de capital, cada um deles organizado, estimulado e regulado pela hegemonia de um Estado diferente: sucessivamente, Gênova, Países Baixos, Reino Unido e, finalmente, EUA.

Download do livro: Clique aqui!

A filosofia de Karl Popper - Luis Alberto Peluso


A filosofia de Karl Popper - Luis Alberto Peluso

Figura central na filosofia produzida no século XX, Karl Popper (1902-1994) foi uma das personalidades mais controversas no mundo da intelectualidade. O livro discute algumas teorias de Popper, as quais, como ele mesmo sugeriu, são entidades pertencentes a um mundo com vida própria, independentes até mesmo do filósofo que as gerou. O autor é faz emergir uma filosofia da ciência vigorosa em sua crítica às modas intelectuais e comprometida com a fecundidade da atitude criativa.

Download do livro: Clique aqui!