sábado, 30 de janeiro de 2010

Novas Trajetórias Energéticas - Sinclair Mallet Guy Guerra e Mariana Pedrosa Gonzalez



Novas Trajetórias Energéticas - Sinclair Mallet Guy Guerra e Mariana Pedrosa Gonzalez

Este livro analisa o estudo sobre energia “Iluminando o Caminho”, de autoria e Prêmio Nobel Steven Chu. “Este artigo é uma lufada de ar fresco”, disse José Goldemberg, físico brasileiro da USP, co-autor do Relatório.

O Relatório realizado pelos pesquisadores discute o futuro da energia no mundo. Para que se tenha um futuro sustentável, algumas ações pontuais serão inúteis; o mundo precisa que uma série de estudos, constatações e ações em conjunto sejam realizadas e monitoradas.

A eficiência energética, o investimento em energias renováveis, o investimento em novas tecnologias para extração do carvão e a universalização do fornecimento de energia a todos os povos são pilares importantíssimos para um modelo que culmine em um futuro sustentável.

A primeira das nove recomendações do trabalho tem o seguinte título: Atender as necessidades básicas de energia dos povos mais pobres no mundo é uma prioridade moral e social que deve ser buscada em concordância com os objetivos da sustentabilidade. Esta recomendação será analisada e discutida neste livro.

Download do livro (zipado): http://www.eumed.net/libros/2009d/610/610.zip

Visões Sobre a Economia Colonial: A Contribuição do Negro - Yolanda Viera de Abreu e Carlos Alexandre Aires Barros



Visões Sobre a Economia Colonial: A Contribuição do Negro - Yolanda Viera de Abreu e Carlos Alexandre Aires Barros

O objetivo deste trabalho é analisar o papel do negro no contexto da economia colonial. Estudo realizado por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando-se de informações históricas através de fontes secundárias como livros, revistas especializadas, artigos científicos e outros. A investigação buscou comparar duas visões distintas a respeito da economia colonial, especialmente no que se refere ao papel do negro nesse contexto. A visão agroexportadora apresenta a Colônia apenas como um apêndice da metrópole (Portugal), posto seu papel de fornecer produtos primários e metais preciosos ao mercado europeu; recebendo em contrapartida produtos manufaturados oriundos do velho continente. Por outro lado, apresentam-se estudos da historiografia contemporânea que mostram a outra face da economia colonial. Tais pesquisas revelam que havia evidências de integração endógena e que o negro desempenhou papel relevante nessas atividades mercantis, seja como escravo e/ou principalmente na condição de homem livre – alguns até conseguiram se tornar proprietário de escravos. Procura-se, também, à luz da teoria da mais-valia de Marx, desenvolver o conceito de mais-valia na Colônia a partir da teoria do capital escravista-mercantil. A discussão da importância do negro na economia colonial, sob esses dois pontos de vista, permitiu desmistificar a ideia do negro na condição exclusiva de escravo, revelando que sua participação no mercado local foi uma das principais forças propulsoras para acumulação de capital na Colônia.

Download do livro: http://sharex.xpg.com.br/files/1877586492/Visoes_Sobre_a_Economia_Colonial.pdf.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui