quarta-feira, 28 de abril de 2010

A Ciência e as Ciências - Gilles-Gaston Granger



A Ciência e as Ciências - Gilles-Gaston Granger

Gilles-Gaston Granger apresenta as principais linhas contemporâneas de pesquisa da Epistemologia e da Filosofia da Ciência. Destinado ao público não-especializado, o filósofo francês fala da diferença entre conhecimento científico e saber técnico, demonstra como a diversidade de métodos pode conviver com a unidade de perspectiva e dá uma versão não-relativista da evolução das verdades científicas. O resultado é uma obra capaz de deixar evidente a atualidade do programa do racionalismo moderno.

Gilles-Gaston Granger é professor honorário do Collège de France, professor emérito da Universidade de Provence e, em várias oportunidades, foi professor visitante da Universidade de São Paulo.

Download do livro: Clique aqui!

Um Fazer Persuasivo: O Discurso Subjetivo da Ciência - Maria José R. F. Coracini



Um Fazer Persuasivo: O Discurso Subjetivo da Ciência - Maria José R. F. Coracini

O discurso científico é subjetivo? Essa é a questão central que a autora debate neste livro, produto de suas pesquisas apresentadas como tese de doutorado.
Neste livro a profª dra. Maria José R. F. Coracini discute uma questão de suma importância para todos os que lidam com a linguagem, ou melhor, simplesmente para todos. Isso porque está na mira da autora o emprego desse instrumental vital e indispensável por nada mais nada menos do que cientistas — profissionais que, querendo ou não, exercem uma enorme influência no dia-a-dia do cidadão comum. Até que ponto esses 'altos sacerdotes do templo secular do saber científico' conseguem, como sustenta a crendice popular, manter-se acima dos interesses mundanos, assim como das vaidades e dos demais sentimentos próprios dos seres humanos de carne e osso? Em que medida o discurso desses profissionais confirma e evidencia efetivamente a tão decantada neutralidade, isto é, total isenção dos interesses ideológicos que subjazem a qualquer outro campo de atuação humana? É possível, enfim, que a linguagem dos cientistas seja, como tende a acreditar o leigo, testemunho perfeito da chamada objetividade científica? São algumas das perguntas que este livro procurará responder. A reflexão da autora vai além do puramente linguístico, trazendo nova contribuição em diferentes áreas da ciência.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui