domingo, 10 de janeiro de 2010

História Econômica do Brasil 1500-1820 - Roberto Simonsen



História Econômica do Brasil 1500-1820 - Roberto Simonsen

Roberto Cochrane Simonsen nasceu no Rio de Janeiro, em 1889. Engenheiro civil, concluiu seu curso na Escola Politécnica de São Paulo, em 1909. Em 1912, assumiu a chefia da Diretoria Geral da Prefeitura de Santos, cargo que deixou poucos meses depois para fundar a Companhia Construtora de Santos, empresa que realizou obras de grande porte na cidade, inclusive no setor de planejamento urbano. Adepto do taylorismo, Simonsen racionalizou o funcionamento de sua empresa, obtendo excelentes resultados do ponto de vista de sua produtividade. Morreu no Rio de Janeiro, em 1948, exatamente durante uma solenidade na ABL.

Sobre o livro:

Publicado pela primeira vez em 1937, este volume é um dos livros pioneiros na análise da formação econômica do Brasil. Através dele o leitor terá uma visão ampla do desenvolvimento econômico do Brasil do período do Descobrimento até o ano de 1820. Simonsen (1889-1948)decidiu ele mesmo redigir o que viria a ser o conteúdo de sua disciplina. Empresário paulista de êxito, político influente, intelectual de ampla cultura, Roberto C. Simonsen estuda em seu livro, entre outros aspectos, o capitalismo e a formação dos países agrícolas, as fases econômicas de Portugal e Espanha, trabalho, dentre outros inúmeros e importantes assuntos.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/193582306/cca8bc70/Roberto_Simonsen_-_Histria_Eco.html

O Jardim das Aflições - De Epicuro à Ressurreição de César - Olavo de Carvalho



O Jardim das Aflições - De Epicuro à Ressurreição de César - Olavo de Carvalho

A técnica narrativa de O Jardim das Aflições é relativamente simples: partindo de um evento aparentemente menor e quotidiano, Carvalho toma-o como caso para demonstrar as relações entre o pequeno e o grande, o quotidiano e o eterno, o mundano e o erudito, o secular e o sacro e outras dicotomias. Tal estrutura, mediante giros concêntricos e hipérboles, açambarcaria, no entender do autor, o horizonte de toda a cultura ocidental. Neste trabalho o autor sustenta a existência de interconexões principiológicas entre Epicurismo e Marxismo.

Por essa e outras razões, o Jardim é considerado, por certos críticos, o livro mais bem estruturado (do ponto de vista narrativo) do filósofo, contrastando com a imagem habitual de Carvalho como cronista político e pelas coletâneas impressas de ensaios, polêmicas culturais e artigos esparsos, como O Imbecil Coletivo.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/193580565/ad7ffe75/Olavo_de_Carvalho_-_Jardim_das.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui