quinta-feira, 30 de julho de 2009

Aspectos Econômicos de Experiências de Desenvolvimento Local: um olhar sobre a articulação de atores



Aspectos Econômicos de Experiências de Desenvolvimento Local: um olhar sobre a articulação de atores (2004)

O Desenvolvimento Local é um tema controverso, pouco consensuado, e até por isso, instigante. Neste trabalho são apresentadas quatro experiências de desenvolvimento local, analisadas por uma perspectiva econômica: a experiência da Associação de Apicultores de Simplício Mendes/PI; dos Pólos Moveleiros de Votuporanga/SP e do Rio Grande do Sul; e o Complexo Coureiro-Calçadista, também do Rio Grande do Sul. Esta publicação é resultado da segunda rodada de pesquisas, debates e sistematização em torno do tema, em sua dimensão econômica, recaindo sobre questões que envolvem a produção, acumulação e distribuição da riqueza e da renda geradas e geridas socialmente.

Download: http://www.4shared.com/file/121833605/ea6d67f4/Instituto_Polis_-_aspectos_de_experiencias_de_desenvolvimento_local_2004.html

Aspectos Econômicos de Experiências de Desenvolvimento Local



Aspectos Econômicos de Experiências de Desenvolvimento Local
Cassio Luiz de França, Ivan Prado e Silva (orgs.)

A temática do desenvolvimento local despertou grande interesse ao longo dos anos 90, tornando-se objeto de amplo debate e impulsionando iniciativas em diversas localidades. Os alcances e limites destas experiências, todavia, ainda carecem de avaliações e reflexões mais apuradas.
O ponto de partida deste estudo reside no fato de que os debates em torno desta temática permitiram emergir uma compreensão de desenvolvimento associada a um processo de múltiplas dimensões, tornando os aspectos econômico, social, político, ambiental e cultural indissociáveis.

Download: http://www.4shared.com/file/121828368/2e2cd095/Instituto_Polis_-_Desenvolvimento_local.html

Construindo o Desenvolvimento Local Sustentável - Sergio C. Buarque



Este livro apresenta uma proposta de desenvolvimento que procura identificar e explorar as oportunidades e os desafios do mundo contemporâneo, partindo do princípio de que, como qualquer processo social, as mudanças do novo paradigma que emerge com a globalização não são lineares nem constituem apenas desordem e esmagamento das nações e regiões periféricas. Como todo movimento complexo de mudança, carregam tantas dificuldades e ameaças qunto oportunidades. O leitor encontrará aqui um conjunto sistemático e organizado de feramentas destinado a promover o desenvolvimento local sustentável com o engajamento dos atores sociais interessados. Sem a pretensão de indicar um caminho, este material oferece um referencial para a atividade de planejamento e um cardápio de técnicas e procedimentos destinados a organizar a sociedade no processo decisório, estimulando a aprendizagem social e a construção de estratégias.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/121820981/150e886/_2__BUARQUE_Sergio_Construindo_o_desenvolvimento_sustentvel.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui