segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A Construção do Patrimônio Natural - Simone Scifoni



A Construção do Patrimônio Natural - Simone Scifoni

Este trabalho discute o significado da proteção do patrimônio natural no processo de produção do espaço geográfico do litoral norte paulista. Parte inicialmente da apresentação da trajetória de construção da idéia de patrimônio natural e das políticas públicas para a sua proteção, em diferentes esferas (nos planos internacional, federal e regional). Procura demonstrar, de um lado, que essa proteção - que se deu via tombamento da Serra do Mar - foi instituída para fazer frente à urbanização acelerada do litoral nos anos 1980 e, de outro lado, que ela foi incorporada à produção espacial, passando a representar uma nova condição para o processo. A proteção da natureza tornou-se uma condição necessária à reprodução do papel que o litoral norte desempenha na divisão espacial do trabalho da metrópole paulista: o de zona de veraneio de determinados segmentos sociais. A proteção da natureza aparece, ao mesmo tempo, como produto do urbano e como condição para sua reprodução.

Download do livro: http://www.fflch.usp.br/dg/gesp/baixar/Livro_simone.pdf

O Lugar No/Do Mundo - Ana Fani Alessandri Carlos



O Lugar No/Do Mundo - Ana Fani Alessandri Carlos

O tema da globalização permeia nosso cotidiano de pesquisa, mas também nossa vida. Para alguns pesquisadores, a globalização se constitui como um novo paradigma para entender o mundo moderno; mas os debates em torno da noção de globalização revelam, fundamentalmente, a dimensão econômica do processo; que por isso passa a ser visto como articulação de mercados, reunião de empresas, construção do mercado mundial, etc. A esta noção contraponho aquela de mundialização, que aponta para uma outra direção ao permitir que se reflita sobre a sociedade urbana em constituição, bem como sobre o conteúdo da construção de novos valores, de um modo de vida e de uma outra identidade, agora mediada pela mercadoria.

A generalização da urbanização e da formação de uma sociedade urbana produz novos padrões de comportamento que obedecem a uma racionalidade inerente ao processo de reprodução das relações sociais, no quadro de constituição da sociedade urbana revelado na prática sócio-espacial. Ao lado da tendência à homogeneização, caminha progressivamente o processo de fragmentação do espaço e da sociedade.

Download do livro: http://sharex.xpg.com.br/files/8757048281/O_lugar_no_do_mundo_CARLOS__Ana_Fani_Alessandri.pdf.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui