quinta-feira, 6 de agosto de 2009

As Veias Abertas da América Latina - Eduardo Galeano



As Veias Abertas da América Latina - Eduardo Galeano

Eduardo Hughes Galeano (Montevidéu, 3 de setembro de 1940) é um jornalista e escritor uruguaio. É autor de mais de quarenta livros, que já foram traduzidos em diversos idiomas. Suas obras transcendem gêneros ortodoxos, combinando ficção, jornalismo, análise política e História.

Neste livro o autor analisa a História da América Latina como um todo desde o período colonial até a contemporaneidade, argumentando contra o que considera como exploração econômica e política do povo latino-americano primeiro pela Europa e depois pelos Estados Unidos da América.

Segundo o autor, os metais arrebatados pelos novos domínios coloniais estimularam o desenvolvimento europeu e pode-se até mesmo dizer que o tornaram possível. A economia colonial latino-americana dispunha da maior concentração de força de trabalho até então conhecida, para possibilitar a maior concentração de riqueza que jamais possuiu qualquer civilização na história mundial.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/123434790/378dabee/Eduardo_Galeano_-_As_veias_abertas_da_Amrica_Latina.html

As regras do método sociológico - Émile Durkheim



As regras do método sociológico - Émile Durkheim

"Os fatos sociais devem ser tratados como coisas". Com esta afirmação polêmica Émile Durkheim orienta de modo decisivo uma disciplina que estava se formando e à qual esta obra, mais do que qualquer outra, dava fundamentos sólidos. Para Durkheim existe uma ruptura entre a psicologia e a sociologia como existe entre a biologia e as ciências físico-químicas. O ser coletivo possui uma natureza sui generis e a consciência coletiva é distinta da consciência individual.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/123434461/c55439ee/Durkheim_mile_-_As_regras_do_mtodo_sociolgico.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui