terça-feira, 18 de maio de 2010

Sociedade Sem Escolas - Ivan Illich



Sociedade Sem Escolas - Ivan Illich

Seu livro mais famoso é Sociedade sem escolas (1971), uma crítica à institucionalização da educação nas sociedades contemporâneas. Através de exemplos sobre a natureza ineficaz da educação institucionalizada, Illich se mostrava favorável à auto-aprendizagem, apoiada em relações sociais intencionais, e numa intencionalidade fluida e informal:

A educação universal por meio da escolaridade não é possível. Nem seria mais exequível se se tentasse mediante instituições alternativas criadas segundo o estilo das escolas atuais. Nem novas atitudes dos professores para com os seus alunos, nem a proliferação de novas ferramentas e métodos físicos ou mentais (nas salas de aula ou nos dormitórios), nem mesmo a intenção de aumentar a responsabilidade dos pedagogos até ao ponto de incluir a vida completa dos seus alunos, teria como resultado a educação universal. A busca atual de novos canais educativos deverá ser transformada na procura do seu oposto institucional: redes educativas que aumentem a oportunidade de cada um transformar cada momento da sua vida num outro de aprendizagem, de partilha e de interesse. Acreditamos estar a contribuir trazendo os conceitos necessários a quem realiza tais investigações sobre as grandes linhas na educação - e também para quem procura alternativas para outros tipos estabelecidos de serviços.

"É na liberdade universal de palavra, de reunião e de informação que consiste a virtude educativa" Ivan Illich

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Doença Mental e Psicologia - Michel Foucault



Doença Mental e Psicologia - Michel Foucault

Doença Mental e Psicologia consiste num olhar sensível e inteligente sobre os vários eixos problemáticos da doença mental.

Publicado em 1954, este ensaio de Michel Foucault tem sido lido desde então por sucessivas gerações em todo o mundo.
Revolucionário, este texto fundador, prenúncio da genialidade que caracteriza a obra do Autor, observa, com espantosa argúcia, que a psicologia só foi possível quando se aprendeu a dominar a loucura.
Aqui a demência é considerada a uma nova luz. A dimensão psicológica merece especial atenção e, num segundo momento, a reflexão incide sobre o contexto cultural.
Uma obra essencial para compreender um dos temas fulcrais do pensamento contemporâneo.

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I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

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