terça-feira, 20 de julho de 2010

A Peregrinação de Watteau à Ilha do Amor - Norbert Elias



A Peregrinação de Watteau à Ilha do Amor - Norbert Elias

O presente ensaio teve origem nessa "aula" informal, mas o quadro já interessava Elias desde sua juventude, quando preparava a tese sobre A sociedade de corte. Na ambigüidade da tela - luminosidade e melancolia - e através dos diferentes tipos de recepção de Citera ao longo do tempo, o autor via o prenúncio de uma mudança na configuração social européia: o declínio da aristocracia e a ascensão da burguesia.
A peregrinação de Watteau à ilha do amor expõe com clareza, e do ponto de vista sempre peculiar de Elias, a mudança de mentalidade na Europa desde a Revolução Francesa até o final do século XIX, quando as utopias idealistas transformaram-se em medo e angústia.

Download do livro: Clique aqui!

A Arte de Pesquisar - Mirian Goldenberg



A Arte de Pesquisar - Mirian Goldenberg

A antropóloga Mirian Goldenberg, autora de Toda mulher é meio Leila Diniz e A outra, está diante de um novo desafio: mostrar que a pesquisa científica não se reduz a meia dúzia de regras preestabelecidas. Em A ARTE DE PESQUISAR, ela ensina aos futuros pesquisadores a importância do “olhar científico”. Curiosidade, criatividade e disciplina são algumas exigências para o desenvolvimento de um trabalho criterioso, baseado no confronto permanente entre o desejo e a realidade possível.
Em A ARTE DE PESQUISAR, Mirian Goldenberg discute a utilização de técnicas e métodos qualitativos de pesquisa, principalmente nas ciências sociais. Para isso, aborda, de forma inédita no Brasil, a origem da pesquisa qualitativa. Este livro, porém, não é só teoria. Parte da obra é dedicada à prática, ensinando os leitores a construir um projeto de pesquisa, a fazer entrevistas e questionários, além de trazer um glossário com os principais termos utilizados na pesquisa qualitativa.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui