segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O Novo Século (Entrevista a Antonio Polito) - Eric Hobsbawm



O Novo Século (Entrevista a Antonio Polito) - Eric Hobsbawm

Eric Hobsbawm olha agora para o futuro em entrevista ao jornalista italiano Antonio Polito. O que nos reserva este novo século que estamos começando a viver? Como serão as novas guerras? De que maneira resolveremos problemas como a degradação do ambiente e o explosivo crescimento demográfico? Afinal, que tipo de mundo iremos legar aos nossos filhos?
Com a lucidez e a erudição que fizeram dele um dos mais renomados historiadores vivos, Hobsbawm, que nasceu no Egito e vive na Inglaterra, reflete sobre perguntas como essas e mostra que pensar os novos tempos ou o que será de nossas vidas nas próximas décadas não se resume a um mero exercício de futurologia.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/141929363/c71b45a/Hobsbawm_-_declinio_do_Ocidente.html

Rebeldes Primitivos: Estudos sobre formas arcaicas de movimentos sociais nos séculos XIX e XX - Eric J. Hobsbawm



Rebeldes Primitivos: Estudos sobre formas arcaicas de movimentos sociais nos séculos XIX e XX - Eric J. Hobsbawm

Em 1959, Eric Hobsbawn publica Rebeldes Primitivos, livro que fala dos movimentos camponeses ditos "primitivos" de resistência e protesto antimoderno (anticapitalista). Segundo Michael Löwy, este movimento revolucionário dos rebeldes primitivos está "longe de ser marginal, esse tipo de movimento está na origem ou raiz das grandes reviravoltas revolucionárias do século XX, nas quais camponeses ou massas pobres da zona rural exerceram papel decisivo: a Revolução Mexicana de 1911-19, a Revolução Russa de 1917, a Revolução Espanhola de 1936, a Revolução Chinesa e a Revolução Cubana" (1).

Download do livro: http://www.mediafire.com/download.php?dtwndwkenk2 Século XX.

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui