sexta-feira, 21 de maio de 2010

A Expropriação da Saúde - Ivan Illich



A Expropriação da Saúde - Ivan Illich

Os profissionais tendem a agir como se os resultados de sua atividade se limitassem aos de caráter verificável de tipo operatório e quando os cuidados médicos e a cura tornam-se monopólios de organizações ou de máquinas, a terapêutica transforma-se inevitavelmente em ritual macabro.
O consumo de cuidados preventivos é cronologicamente o último dos sinais de status social da burguesia. Para estar na moda, é preciso hoje consumir check-up.

Download do livro: Clique aqui!

Indústria Cultural e Sociedade - Theodor W. Adorno



Indústria Cultural e Sociedade - Theodor W. Adorno

O conceito de Indústria Cultural, cunhado por Theodor W. Adorno (1903-1969) na década de 1950, permanece essencial para a compreensão das características e contradições fundamentais da moderna sociedade capitalista. Nos três ensaios reunidos neste livro, 'A Indústria Cultural - O Iluminismo como mistificação das massas', de 1947 (em co-autoria com Max Horkheimer), 'Crítica cultural e sociedade', de 1949, e 'Tempo livre', de 1969, a arguta capacidade de observação e a inteligência crítica de Adorno iluminam as diversas faces da relação entre economia, política e cultura no mundo contemporâneo.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui