sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

História da Criança no Brasil - Mary Del Priore



História da Criança no Brasil - Mary Del Priore (Org.)

A situação de desigualdade social em que vivem milhares de meninos e meninas brasileiros e seu modo de vida possuem raízes históricas. Organizado pela historiadora e ex-professora do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP), Mary Del Priore, o livro traz 15 artigos de sociólogos, historiadores e especialistas da área de infância e adolescência sobre a história das crianças desde o início da colonização do País, em 1530.

Na época, uma criança ficava exposta a tratamentos hoje considerados degradantes e era comparada a um animal, cuja força de trabalho deveria ser explorada ao máximo. Durante as viagens nas naus portuguesas, as adolescentes, consideradas aptas ao casamento a partir dos 15 anos, eram vigiadas pelos padres para que não fossem sexualmente abusadas pelos marinheiros. Os meninos, além de sofrer o abuso, ainda trabalhavam como grumetes. As crianças eram sempre as últimas a se servir das refeições e bebiam água de barris de madeira repletos de fungos.

Download do livro: Clique aqui!

Psicanálise, Capitalismo e Cotidiano - Nildo Viana (Org.)



Psicanálise, Capitalismo e Cotidiano - Nildo Viana (Org.)

O livro Psicanálise, Capitalismo e cotidiano aborda vários aspectos da sociedade capitalista em suas manifestações cotidianas sob o prisma da psicanálise, tal como quadrinhos, natal, discurso, sexualidade, normalidade, entre outros.
Nildo Silva Viana (Goiânia, 6 de maio de 1965) é um sociólogo e filósofo brasileiro.
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1992), é mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (1995) e em Sociologia pela Universidade de Brasília (1999) e doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (2003). Realizou estágio pós-doutoral em Psicologia da Educação na PUC-SP. Atualmente é professor da Universidade Federal de Goiás e coordenador do Núcleo de Estudos Sobre o Trabalho da mesma universidade.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui