sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

História da Criança no Brasil - Mary Del Priore



História da Criança no Brasil - Mary Del Priore (Org.)

A situação de desigualdade social em que vivem milhares de meninos e meninas brasileiros e seu modo de vida possuem raízes históricas. Organizado pela historiadora e ex-professora do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP), Mary Del Priore, o livro traz 15 artigos de sociólogos, historiadores e especialistas da área de infância e adolescência sobre a história das crianças desde o início da colonização do País, em 1530.

Na época, uma criança ficava exposta a tratamentos hoje considerados degradantes e era comparada a um animal, cuja força de trabalho deveria ser explorada ao máximo. Durante as viagens nas naus portuguesas, as adolescentes, consideradas aptas ao casamento a partir dos 15 anos, eram vigiadas pelos padres para que não fossem sexualmente abusadas pelos marinheiros. Os meninos, além de sofrer o abuso, ainda trabalhavam como grumetes. As crianças eram sempre as últimas a se servir das refeições e bebiam água de barris de madeira repletos de fungos.

Download do livro: Clique aqui!

Um comentário:

  1. Por favor, tem como colocar a numeração/ paginas de acordo com o livro, pois estou fazendo minha monografia e preciso citar a pagina e não estou encontrado, desde já muito obrigada!

    háa o livro é Historia das crianças no Brasil

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui