quinta-feira, 1 de abril de 2010

Urgência das Ruas - Ned Ludd



Urgência das Ruas - Ned Ludd

Este livro não é sobre o "movimento antiglobalização". Tal movimento foi
criado na tela da TV e nas colunas dos jornais burgueses. Infelizmente, cada vez mais pessoas que têm protestado nas ruas do mundo estão assumindo essa identidade forjada pela mídia, delegando assim explicitamente esse poder a ela. A definição dos próprios termos da discussão, impondo assim limites a uma suposta dissidência, é o próprio diagnóstico da saúde de qualquer relação de poder.
Ele também não pretende ser um retrato totalizante dos grupos e pessoas - seus pensamentos e formas de ação - que têm ocupado as ruas de Seattle, Washington d.C., Londres, Praga, Quebec, Gênova. Apreender tamanha diversidade exigiria uma enciclopédia e não apenas um volume, se é que tal empreendimento é possível. Reduzir a complexidade da vida transformando-a em produto para o consumo de espectadores é a especialidade da mídia. Deixemos esse trabalho sujo a ela.

O fenômeno das manifestações-bloqueio em encontros dos gestores do capitalismo internacional, ou mais genericamente os Dias de Ação Global, que têmimpedido e perturbado as reuniões de instituições reguladoras do capitalismo global - como a Organização Mundial do Comércio (OMC), o Banco Mundial (BM), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) - nos países da Europa e da América do Norte, gerando verdadeiras batalhas nas ruas, tem sido um fator importante de deslegitimação, senão das instituições capitalistas como um todo, ao menos do pensamento econômico neoclássico que tempautado de forma absolutista as políticas ditadas pelo BM, FMI, OMC, BID.

Os textos apresentados aqui formam uma coletânea de relatos, comunicados, artigos e entrevistas de participantes de "grupos" anticapitalistas e antiautoritários com presença ativa, importante, destacada, e muitas vezes polêmica, nas manifestações bloqueio e nos Dias de Ação Global. Além de apresentar, documentar e difundir as idéias e as práticas destes grupos anticapitalistas, os textos coletados buscam contar um pouco da participação e das idéias de dois deles em especial: o carnavalesco Rec1aim The Streets inglês, e os "malditos" Black Blocks.

Download do livro: Clique aqui!

Forças Armadas, Para Quê? - Oliveiros S. Ferreira



Forças Armadas, Para Quê? - Oliveiros S. Ferreira

Forças Armadas, para quê? é um dos capítulos que integram o presente volume, escolhido para o título geral da obra, por seu poder imanente de afirmar a presença do Poder Militar, de cuja atuação cada vez mais o Brasil sente a inadiável necessidade de compreender, para integrá-lo definitivamente como um dos segmentos inafastáveis de sua estrutura social, resultando daí, portanto, parâmetros amplos de sua atuação legítima, em toda e qualquer circunstância.

Matéria que traz em si gigantesco potencial polêmico, indiscutivelmente para abundante meditação, e que deverá fazer surgir mesas-redondas, seminários, debates, tudo fundamentado na seriedade de um trabalho científico — e apaixonante, por que não? —, como costuma ser a elaboração intelectual de Oliveiros S. Ferreira, cujo objetivo é sempre um: o de levar o Brasil a encontrar o seu caminho próprio, capaz de situá-lo, definitivamente, junto às grandes Nações que fazem a História — conduzindo-a. E na certeza de que, assim não procedendo, simplesmente integraremos, de modo irremediável, a farândula daqueles países marginalizados pela incúria de suas pseudo-elites, cuja incompetência, ao guiá-los, faz com que permaneçam mergulhados no atoleiro dos subdesenvolvidos, de difícil e dolorosa compreensão para os que aí se mantêm sufocados.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui