segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A Ciência Médica de House - A Verdade Por Trás dos Diagnósticos da Série de TV - Andrew Holtz



A Ciência Médica de House - A Verdade Por Trás dos Diagnósticos da Série de TV - Andrew Holtz

House, uma das séries americanas de televisão mais assistidas no Brasil atualmente, apresenta Gregory House, um médico brilhante e sarcástico que, com a ajuda de sua equipe, desvenda os casos bizarros que chegam ao Hospital Princeton-Plainsboro. Dotado de um humor extremamente ácido e uma total inabilidade para lidar com as pessoas, o Dr. House despreza a humanidade e repele qualquer possibilidade de envolvimento, por mais superficial que seja. Apesar de seu jeito rabugento e de sua indisfarçável frieza, que muitas vezes resvala na crueldade, o protagonista cativa o telespectador pela perspicácia com que analisa os sintomas mais incomuns e produz os diagnósticos mais precisos e inesperados.

Os casos mostrados na série são tão inusitados que é inevitável para o público questionar a veracidade das conclusões apresentadas. Será realmente possível um caso de malária no cérebro? Uma raríssima doença genética poderia ser descoberta porque a paciente cancelou uma consulta oftalmológica? E os tratamentos nada ortodoxos sugeridos por House, quando ele recomenda o fumo para curar uma doença inflamatória no intestino ou algumas doses de uísque para sanar um caso de envenenamento? Afinal, o que é verdade e o que é ficção nessa intrigante série de TV?

Andrew Holtz estudou as principais obras da literatura médica e entrevistou diversos especialistas – médicos, enfermeiros e professores – para compilar os mais extraordinários casos e os mais surpreendentes tratamentos já vistos na prática da medicina. Em um texto que consegue conciliar inteligibilidade para os leigos e riqueza de detalhes para os iniciados na ciência médica, o autor desvenda os mistérios que instigam a curiosidade de todos que assistem a um dos seriados mais populares e premiados da atualidade.

Andrew Holtz é jornalista especializado em medicina e mestre em Saúde Pública. Foi repórter da CNN e atualmente trabalha como autônomo, produzindo matérias nas áreas de medicina e saúde. É membro do conselho da Associação de Jornalistas Especializados em Assistência Médica dos Estados Unidos.

Download do livro: Clique aqui!

Creating a World Without Poverty (Criando um mundo sem pobreza) - Muhammad Yunus



Creating a World Without Poverty (Criando um mundo sem pobreza) - Muhammad Yunus

Muhammad Yunus was bom in Chittagong, a seaport in Bangladesh. The third of fourteen children , he was educated at Dhaka University and was awarded a Fulbright scholarship to stud y economics at Vanderbilt University. He then served as chairman of the economics department at Chittagong University before devoting his life to providing financial and social services to the poorest of the poor. He is the founder and managing director of Grameen Bank and the author of the bestselling Banker to the Poor. Yunus and Grameen Bank are winners of the 2006 Nobel Peace Prize.

Muhammad Yunus nasceu em Chittagong, em um porto de Bangladesh. Terceiro de quatorze filhos, ele foi educado na Universidade de Daca e foi premiado com uma bolsa Fulbright para estudar economia na Universidade Vanderbilt. Em seguida, presidiu o departamento de Economia da Universidade de Chittagong antes de dedicar sua vida à prestação de serviços financeiros e sociais para os mais pobres dos pobres. É o fundador e diretor-gerente do Grameen Bank e autor do best-seller Banqueiro dos Pobres. Yunus e o Grameen Bank são os vencedores do Prêmio Nobel da Paz 2006.

Download do livro (em Inglês): Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui