sábado, 20 de março de 2010

Análise de Discurso Crítica - Viviane de Melo Resende e Viviane Ramalho



Análise de Discurso Crítica - Viviane de Melo Resende e Viviane Ramalho

Com abordagem interdisciplinar, este livro, elaborado com cuidado e rigor, tem como objetivo discutir a teoria e o método em Análise de Discurso Crítica (ADC). Oferece caminhos alternativos para a análise de discurso de diversos tipos de texto, mostrando que muitas categorias de análise tradicionalmente estudadas são convocadas para a criação de sentidos e podem ser reorganizadas numa perspectiva textual/discursiva. De maneira bastante didática, as autoras estabelecem o diálogo entre a Lingüística e as Ciências Sociais e exemplificam o uso possível das categorias de análise da ADC, aplicando-as diretamente a excertos de textos.

Download do livro: Clique aqui!

A bola corre mais que os homens - Roberto Da Matta



A Bola Corre Mais Que Os Homens - Roberto DaMatta

Roberto DaMatta é um caso único no meio acadêmico brasileiro, pois conseguiu conciliar o respeito de seus pares com a estima do grande público. É o pensador mais citado em teses e ensaios no campo das ciências sociais, colunista do jornal O Globo e personalidade muito requisitada pelos meios de comunicação para fazer o que ele sabe fazer como ninguém: explicar o Brasil para os próprios brasileiros.
Dono de um estilo fluente e bem-humorado, ele tem a habilidade de ensinar como "quem não quer nada", como quem bate papo e divide com os amigos descobertas e assombros.
A presente coletânea conjuga uma série de textos produzidos para a imprensa, em especial para os jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, por ocasião da cobertura das Copas de 94 e 98, com ensaios produzidos para publicações acadêmicas. Essa inesperada fusão do popular com o erudito é efetuada com maestria por Roberto Da Matta, produzindo um livro capaz de agradar tanto os fanáticos por futebol, quanto os interessados em antropologia e outras ciências sociais. É um livro que pode ser lido por divertimento, ou em busca de subsídios para pesquisas acadêmicas ou jornalísticas. É também o depoimento de um torcedor, igual a todo e qualquer brasileiro que, neste momento de Copa do Mundo, veste uma camisa amarela e saí por aí, reaprendendo a amar esse Brasil contraditório e difícil, porém sempre fascinante.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui