sexta-feira, 14 de maio de 2010

O Essencial sobre a História do Português - Esperança Cardeira



O Essencial sobre a História do Português - Esperança Cardeira

O Essencial sobre a História do Português tem por objetivo descrever a formação histórica da língua portuguesa: das origens latinas aos primeiros textos escritos em Português, do Português Antigo à elaboração do Português Clássico e Moderno.
Como era a língua portuguesa no tempo dos nossos primeiros reis? Como evoluiu e se converteu em idioma nacional? Para compreender o Português atual olhemos para o passado, percorrendo a história de uma antiga unidade galego-portuguesa que se tornou independente, se virou para o mar e, transcendendo a dimensão européia, se transformou em elo entre povos, culturas e nações.

Download do livro: Clique aqui!

Questões de Sociologia - Pierre Bourdieu



Questões de Sociologia - Pierre Bourdieu

São os seus "segredos de profissão", as suas "receitas de fabricação", que Pierre Bourdieu livra neste texto: agrupando o conjunto das respostas que tem feito, em conferenciais, colóquios, intervenções ou entrevistas, às principais questões que levanta a Sociologia. Assim, de uma forma direta e nuanciada, o autor oferece as suas reflexões sobre o método e os conceitos fundamentais da sua sociologia, sobre os problemas epistemológicos e filosóficos que suscita a ciência social, no mesmo tempo que novas analises sobre a cultura e a política, o desporto e a literatura, a linguagem e a música... Dando acesso ao trabalho sociológico no momento que está a ser feito, o autor convida o leitor, não a identificar-se a um "pensamento já todo pensado", mas sim a poder apropriar-se de um método de pensar.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui