quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Monadologia e Sociologia - Gabriel Tarde


Monadologia e Sociologia - Gabriel Tarde

Neste livro são apresentados com maior sistematicidade os conceitos que, ainda na aurora do dogmatismo positivista, procuraram lançar o pensamento científico, filosófico e político da época em uma outra via. O livro contraria a principal pretensão do saber científico do início do século XX, ou seja, a descobrir as leis universais de ordenação e evolução do universo.

Download do livro: Clique aqui!

Filosofia Grega Pré-Socrática - Josué Pinharanda Gomes


Filosofia Grega Pré-Socrática - Josué Pinharanda Gomes

A filosofia tem uma história de mais de dois mil e quinhentos anos. Foi na Grécia Antiga que esta ciência surgiu e tomou as primeiras proporções. Embora vivessem em cidades-nações distintas e rivais entre si, os gregos conseguiram desenvolver uma comunidade única de língua, religião e cultura, que foi responsável pelo grande avanço da ciência na Idade Antiga. A genialidade grega foi responsável pelo avanço de diversas áreas do conhecimento, como artes, literatura, música e filosofia.

A filosofia grega pode ser dividida em três fases: período pré-socrático, socrático e helenístico. No período pré-socrático, a Filosofia foi utilizada para explicar a origem do mundo e das coisas ao redor. Os pré-socráticos buscavam um princípio que deveria ser presente em todos os momentos da existência de tudo. Os principais filósofos dessa fase foram: Tales de Mileto, Heráclito, Anaximandro, Xenófanes e Parmênides.

Com seleção de textos, tradução, introdução e aparato crítico de Josué Pinharanda Gomes, apresentam-se neste livro os textos integrais dos filósofos pré-socráticos e suas diferentes escolas: a Cosmogonia remota, as Escolas Jônica, Itálica, Eleática e Abderítica e a Sofística.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui