quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A Crise do Mundo Moderno - René Guénon



A Crise do Mundo Moderno - René Guénon

René (Jean-Marie-Joseph) Guénon nasceu em 15 de novembro de 1886 em Blois, França. Segundo o autor, o próprio título do presente volume, pede algumas explicações que devem ser fornecidas, para que não haja qualquer equívoco. Que se possa falar de uma crise do mundo moderno, tomando a palavra "crise" em sua acepção mais comum, é uma coisa que muitos não põem mais em dúvida e a este respeito, pelo menos, produziu-se uma mudança bastante sensível; sobre a própria ação dos acontecimentos, certas ilusões começam a dissipar-se, e nós, por nossa parte, de tal nos felicitamos, porque, apesar de tudo, temos ali um sintoma assaz favorável, índice duma possibilidade de retificação da mentalidade contemporânea, alguma coisa que aparece como um fraco clarão no meio do caos atual. Assim é que a crença em um "progresso" indefinido, que ainda há pouco era tido por uma espécie de dogma intangível e indiscutível já não é tão geralmente admitida; alguns entrevêem mais ou menos vagamente, mais ou menos confusamente, que a civilização ocidental em vez de continuar sempre a desenvolver-se no mesmo sentido, bem poderia chegar um dia a um ponto de parada, ou mesmo até soçobrar completamente em algum cataclismo.

Download do livro: http://www.clubedotaro.com.br/site/arquivos/Guenon_CriseMModerno.pdf

Manifesto do Partido Comunista - Karl MARX e Friedrich ENGELS



Manifesto do Partido Comunista - Karl MARX e Friedrich ENGELS

Em 1848 o método de análise da sociedade sofreu uma transformação radical a partir da construção de uma nova ferramenta, até nossos dias insuperada: O Materialismo Dialético. No Manifesto do Partido Comunista, Karl Marx e Friedrich Engels difundiram de maneira simples, em formato de “Manifesto”, sua nova concepção de Filosofia e de História.

“Por burguesia compreende-se a classe dos capitalistas modernos, proprietários dos meios de produção social, que empregam o trabalho assalariado. Por proletariado compreende-se a classe dos trabalhadores assalariados modernos que, privados de meios de produção próprios, se vêem obrigados a vender sua força de trabalho para poder existir.” (Nota de F. Engels à edição inglesa de 1888)

Download do livro: http://www.4shared.com/file/154599358/2e0ee042/Karl_Marx_e_Friedrich_Engels_-_O_Manifesto_do_Partido_Comunista.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui