quarta-feira, 5 de maio de 2010

A Identidade Cultural na Pós- Modernidade - Stuart Hall



A Identidade Cultural na Pós- Modernidade - Stuart Hall

Em A Identidade Cultural na Pós- Modernidade, Stuart Hall busca avaliar se estaria ocorrendo uma crise com a identidade cultural, em que consistiria tal crise e qual seria a direção da mesma em momento pós-moderno.

Para efetivar tal intento, analisa o processo de fragmentação do indivíduo moderno enfatizando do surgimento de novas identidades, sujeitas agora ao plano da história, da política, da representação e da diferença.

A preocupação de Hall também se volta para o modo como haveria se alterado a percepção de como seria concebida a identidade cultural. Todos esses aspectos constituem-se como fases de um procedimento analítico que intenta descrever o processo de deslocamento das estruturas tradicionais ocorrido nas sociedades modernas, assim como o descentramento dos quadros de referências que ligavam o indivíduo ao seu mundo social e cultural. Tais mudanças teriam sido ocasionadas, na contemporaneidade, principalmente, pelo processo de globalização.

A globalização alteraria as noções de tempo e de espaço, desalojaria o sistema social e as estruturas fixas e possibilitaria o surgimento de uma pluralização dos centros de exercício do poder. Quanto ao descentramento dos sistemas de referências, Hall considera seus efeitos nas identidades modernas, enfatizando as identidades nacionais, observando o que gerou, quais as formas e quais as conseqüências da crise dos paradigmas do final do século XX.

Download do livro: Clique aqui!

Análise de Textos de Comunicação - Dominique Maingueneau



Análise de Textos de Comunicação - Dominique Maingueneau

Este livro traz a investigação de um corpus constituído por fragmentos dos discursos publicitários e da imprensa - textos de menor prestígio e muito mais em contato com a vida cotidiana -, a abertura a um público diferente e a teorização mínima são escolhas propositais.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui