domingo, 24 de janeiro de 2010

Versões e Ficções: O seqüestro da História - Vários AutoresS



Versões e Ficções: O Seqüestro da História - Vários Autores

Este livro apresenta uma reunião de textos sobre a resistência à ditadura militar no Brasil do final dos anos 60 e início dos 70. É a versão de quem viveu e acompanhou aquele momento dramático da história brasileira, em que o governo militar cerceou as liberdades civis e perseguiu violentamente seus opositores.

"Versões e ficções: o seqüestro da história é guiado por uma preocupação central que o unifica: nem tanto a de restaurar a 'verdade dos fatos', como se esta existisse em absoluto, mas pôr em cena versões menos comprometidas com a 'idealização do passado'."

Ronaldo Vainfas, Jornal do Brasil

Download do livro: http://200.169.97.236:81/livros/Versoes_e_ficcoes.pdf

Universidade Sitiada: A ameaça de liquidação da universidade brasileira - Luis Carlos de Menezes



Universidade Sitiada: A ameaça de liquidação da universidade brasileira - Luis Carlos de Menezes

De acordo com o autor, a universidade pública brasileira vem sendo ameaçada por uma política de desmonte institucional, que tem desguarnecido serviços essenciais como educação e saúde, que tem desmobilizado os instrumentos de apoio à cultura e à economia nacional, lado a lado com a desnacionalização acelerada da infra-estrutura energética, da indústria primária e do sistema de comunicações. Nesta última década, a desmobilização do Estado, ele mesmo à mercê de um mercado globalizado, e a displicência deliberada com as instituições que antes eram pensadas como constituintes da nacionalidade, conduzem o mundo acadêmico a um impasse, cuja persistência pode lhe ser fatal.

Na visão do autor, compreender e reverter esse processo em seu caráter global e em seu significado particular no Brasil, mais do que condição para a recuperação da universidade brasileira, é fator de suma importância para a retomada do processo político de reconstrução de instituições fundamentais para a nação.

Download do livro: http://www2.fpa.org.br/uploads/Universidade_sitiada.pdf

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui