Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

domingo, 24 de janeiro de 2010

Universidade Sitiada: A ameaça de liquidação da universidade brasileira - Luis Carlos de Menezes



Universidade Sitiada: A ameaça de liquidação da universidade brasileira - Luis Carlos de Menezes

De acordo com o autor, a universidade pública brasileira vem sendo ameaçada por uma política de desmonte institucional, que tem desguarnecido serviços essenciais como educação e saúde, que tem desmobilizado os instrumentos de apoio à cultura e à economia nacional, lado a lado com a desnacionalização acelerada da infra-estrutura energética, da indústria primária e do sistema de comunicações. Nesta última década, a desmobilização do Estado, ele mesmo à mercê de um mercado globalizado, e a displicência deliberada com as instituições que antes eram pensadas como constituintes da nacionalidade, conduzem o mundo acadêmico a um impasse, cuja persistência pode lhe ser fatal.

Na visão do autor, compreender e reverter esse processo em seu caráter global e em seu significado particular no Brasil, mais do que condição para a recuperação da universidade brasileira, é fator de suma importância para a retomada do processo político de reconstrução de instituições fundamentais para a nação.

Download do livro: http://www2.fpa.org.br/uploads/Universidade_sitiada.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.