quarta-feira, 11 de março de 2009

Paul Singer - Trabalho Produtivo e Excedente

Neste artigo, o(excelente)Paul Singer traz à tona suas essenciais considerações sobre a economia política e a análise econômica no Brasil pela extensão e diversidade da sua obra. Facilitada pelo seu sentido de coerência e alguma concentração em temas da economia marxista, da urbanização, do trabalho e emprego ou de demografia e saúde. Com exceção destes dois últimos, os demais estão considerados, embora com a certeza de que meticulosa análise de toda sua produção, teórica ou técnica, seria imprescindível para fazer-lhe melhor julgamento.
Economista de origem, doutor em sociologia e livre-docente em demografia, Singer publicou seus primeiros trabalhos reunindo estas três vertentes do saber em torno a temas que lhe tocava tratar como técnico ou como professor universitário.
Preocupações dominantes com a práxis e com a pedagogia marcariam definitivamente seus aportes à análise econômica. Urbanização, população, desenvolvimento e formação do mercado interno, trabalho e emprego em economias capitalistas não-desenvolvidas, fixação de salários como função de movimentos do capital, estrutura de classes e modos de produção no Brasil, além de ciclos de conjuntura, foram alguns dos seus temas mais freqüentados.

Download do artigo completo:http://www.4shared.com/file/92416066/e589bebe/Paul_Singer_-_Trabalho_Produtivo_e_Excedente_-_REP1981.html

O perfil do beneficiário do seguro-desemprego em Montenegro/RS: real necessidade ou (uma oportuna) alternativa?

Este artigo trata sobre o benefício do seguro-desemprego. Por isso, o mesmo tem o intuito de identificar o perfil do solicitante desse provento no município de Montenegro/RS, tanto em termos de renda como de preparo profissional em certas áreas básicas (informática e língua estrangeira), e principalmente a que se destina sua usualidade. Como o pedido de tal provento é intermediado pelo Sistema Nacional de Emprego/Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (SINE/FGTAS), na agência existente no município citado, desde o ano de 2001, esta vem apresentando um significativo aumento no número de pedidos do referido benefício. Com base em autores relacionados ao tema proposto, tais como Chahad (1999), Zylberstajn e Balbinotto (2000) e Pastore (2006), dentre outros, o mesmo busca além de traçar o perfil do requerente, conhecer, por meio de um questionário aplicado entre os meses de março e maio de 2008, a empregabilidade dos valores percebidos. Assim, buscar-se-á saber a que este realmente destina para: (1) o (real) sustento do requerente durante o período em que ele se encontra desempregado ou será (2) utilizado como subterfúgio para outras finalidades. No decorrer do artigo, são apresentados os resultados obtidos na pesquisa realizada. Na parte final, são sugeridas outras (e desde logo, entendidas como possíveis) alternativas para o controle da concessão de tal benefício. Isto porque, durante o período de recebimento do mesmo este não acumula tempo para a aposentadoria do solicitante ao passo em que demandam a cada novo ano, maiores aportes de recursos financeiros para a concessão de tal benefício.

Donwload do artigo completo: http://www.4shared.com/file/92415250/36f633c8/Artigo_seguro-desemprego_em_Montenegro.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui