quarta-feira, 11 de março de 2009

Paul Singer - Trabalho Produtivo e Excedente

Neste artigo, o(excelente)Paul Singer traz à tona suas essenciais considerações sobre a economia política e a análise econômica no Brasil pela extensão e diversidade da sua obra. Facilitada pelo seu sentido de coerência e alguma concentração em temas da economia marxista, da urbanização, do trabalho e emprego ou de demografia e saúde. Com exceção destes dois últimos, os demais estão considerados, embora com a certeza de que meticulosa análise de toda sua produção, teórica ou técnica, seria imprescindível para fazer-lhe melhor julgamento.
Economista de origem, doutor em sociologia e livre-docente em demografia, Singer publicou seus primeiros trabalhos reunindo estas três vertentes do saber em torno a temas que lhe tocava tratar como técnico ou como professor universitário.
Preocupações dominantes com a práxis e com a pedagogia marcariam definitivamente seus aportes à análise econômica. Urbanização, população, desenvolvimento e formação do mercado interno, trabalho e emprego em economias capitalistas não-desenvolvidas, fixação de salários como função de movimentos do capital, estrutura de classes e modos de produção no Brasil, além de ciclos de conjuntura, foram alguns dos seus temas mais freqüentados.

Download do artigo completo:http://www.4shared.com/file/92416066/e589bebe/Paul_Singer_-_Trabalho_Produtivo_e_Excedente_-_REP1981.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui