sábado, 3 de abril de 2010

Projeto de Governança Global - Intervozes



Projeto de Governança Global - Intervozes

Este é o relatório de pesquisa produzido como resultado do Projeto de Governança Global da Campanha CRIS ( Communication Rights in the Information Society ). Esse estudo pretende revelar a situação atual no Brasil dos diversos elementos que formam, em conjunto, o direito à comunicação. São abordados temas como liberdade de expressão, pluralidade dos meios, propriedade intelectual, respeito à diversidade cultural, privacidade nas comunicações, acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e participação da sociedade civil nas decisões sobre essas questões.
O objetivo de sua realização é, antes de tudo, materializar uma referência tão importante quanto ampla: o direito à comunicação. Entender suas nuances, possibilidades, variações e interferências. Além disso, esse estudo experimenta um Quadro de Referência Genérico, concebido em conjunto por pesquisadores de diversos países (Brasil, Colômbia, Quênia, Filipinas, Itália, Canadá, Irlanda, Estados Unidos, Reino Unido, entre outros) a fim de que possa ser usado em estudos comparados, tanto entre países, como ao longo do tempo.

Download do livro: Clique aqui!

Sistemas públicos de comunicação no mundo: a experiência de doze países e o caso brasileiro - Intervozes



Sistemas públicos de comunicação no mundo: a experiência de doze países e o caso brasileiro - Intervozes

O livro apresenta pesquisa que revela aspectos como perfil, modelo de gestão, financiamento e programação dos sistemas públicos de comunicação de 12 países da América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania.

A pesquisa aponta méritos, problemas e desafios enfrentados pelas mídias públicas no mundo e reforça a importância de consolidar um sistema público de comunicação que precisa ser robusto, autônomo, participativo e eficiente em prol de uma democracia mais plural. Alemanha, Austrália, Canadá, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido e Venezuela são os países cujos sistemas públicos foram analisados sob os seguintes aspectos: (1) a estrutura do sistema, ou seja, o número, o alcance e o perfil básico de suas emissoras de rádio e TV, assim como de suas outras possíveis atividades ligadas às novas tecnologias ou à produção cultural; (2) o modelo de gestão e os instrumentos de participação da sociedade na administração e fiscalização do sistema; (3) o modelo de financiamento, com a origem, o volume e a dinâmica de gestão dos recursos; (4) o perfil da programação da(s) emissora(s) do sistema e a utilização, ou não, de produção independente e regional em suas programações; (5) por fim, mas não menos importante, foram pontuadas as questões atualmente em discussão nos 12 países pesquisados, buscando revelar as tensões, conflitos e tendências que emergem dos debates políticos realizados em cada uma das nações.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui