quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Capitalismo e Urbanização - Maria Encarnação Beltrão Sposito



Capitalismo e Urbanização - Maria Encarnação Beltrão Sposito

Para entender a cidade, delinear os processos de sua organização e explicar a extensão do fenômeno urbano em nossa época, capitalismo e urbanização analisa o histórico dos aglomerados humanos da antigüidade aos dias de hoje. em linguagem acessível, concentra-se também na cidade contemporânea, examinada dentro do contexto capitalista, em seus aspectos físicos e sociais, destacando questões específicas dos países em desenvolvimento (como o Brasil) ilustrado com tabelas, gráficos e plantas, o livro fornece um excelente retrato da urbanização para estudantes e pesquisadores da área de geografia, além de todos os que se interessam pela complexidade da vida nas cidades.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/131803474/5aa56f85/Maria_Encarnao_Beltro_Sposito_-_Capitalismo_e_urbanizao__pdf___rev_.html

Seca e Poder - Celso Furtado



Seca e Poder - Celso Furtado

Celso Furtado parte do diagnóstico de uma densidade populacional na zona semi-árida do Nordeste que não corresponde à sua capacidade de produção. "Não há nenhuma região semi-árida do mundo tão povoada como o Nordeste."

O autor prega uma modificação na estrutura agrária através de projetos de irrigação em pequenas áreas de terra para a produção de alimentos. "A água não é problema. A questão é a quem ela se destina. O projeto de irrigação dizia que o dinheiro posto pelo governo teria de ser de interesse social, não seria para reforçar o que existe como estrutura agrária. No Brasil, o tema rios ou águas não pode ser adequadamente explorado se não englobar a questão da seca, parte dessa nossa realidade composta de características opostas, assimetrias, desigualdades.

Em suma, trata-se de uma entrevista conduzida por Maria da Conceição Tavares, Manuel Correia de Andrade e Raimundo Rodrigues Pereira, realizada com o economista Celso Furtado no dia 24 de agosto de 1998 e transformada em livro no mesmo ano, onde o autor expõe opiniões e propostas, mesclando vivência, conhecimento teórico e prático sobre o assunto e as relações dessa questão com temas tais como mercado, capitalismo e globalização, clientelismo e modernidade, além do movimento dos trabalhadores sem-terra.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/131798411/57d26b29/seca_e_poder.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui