quarta-feira, 28 de julho de 2010

A Conquista do Pão - Piotr Kropotkin



A Conquista do Pão - Piotr Kropotkin

A Conquista do Pão é um livro do anarquista russo - e pai do Comunismo libertário - Piotr Kropotkin. Originalmente escrito em francês, apareceu pela primeira vez como uma série de artigos nos periódicos anarquistas Lhe Révolté e A Revolté (ambos editados por Kropotkin).
Neste trabalho, Kropotkin aponta o que ele considera como as falhas dos sistemas econômicos do feudalismo e do capitalismo, e como ele acha que eles criam miséria e escassez enquanto promovem o privilégio para certas classes. Ele opta pela proposta de um sistema econômico descentralizado baseado na ajuda mútua e a cooperação voluntária, acertando que as tendências para este tipo de organizações já existem, ambas na evolução e a sociedade humana.

Download do livro: Clique aqui!

Reflexões sobre o Socialismo - Maurício Tragtenberg



Reflexões sobre o Socialismo - Maurício Tragtenberg

Em Reflexões sobre o Socialismo, o sociólogo e professor gaúcho, Maurício Tragtenberg (1929-1998) aponta a opressão sofrida pelos trabalhadores, tanto pelo regime ocidental capitalista quanto pelos que se desenvolveram no Leste Europeu sob o título de Socialismo Real.

O livro aborda, na perspectiva da autogestão trabalhadora, o papel dos Sindicatos e dos Partidos Políticos. Sobre os últimos, Tragtenberg expõe suas conclusões à luz da análise do pensamento desenvolvido e da prática política incentivada nas três Internacionais trabalhistas já realizadas. Reflete sobre o papel da Social Democracia e do Eurocomunismo na Europa Ocidental. Quanto aos primeiros, tece comentários negativos mas percebe boas exceções, como o Sindicato Solidariedade, na Polônia, e o Sindicato dos Trabalhadores Independentes, na extinta URSS.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui