Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Reflexões sobre o Socialismo - Maurício Tragtenberg



Reflexões sobre o Socialismo - Maurício Tragtenberg

Em Reflexões sobre o Socialismo, o sociólogo e professor gaúcho, Maurício Tragtenberg (1929-1998) aponta a opressão sofrida pelos trabalhadores, tanto pelo regime ocidental capitalista quanto pelos que se desenvolveram no Leste Europeu sob o título de Socialismo Real.

O livro aborda, na perspectiva da autogestão trabalhadora, o papel dos Sindicatos e dos Partidos Políticos. Sobre os últimos, Tragtenberg expõe suas conclusões à luz da análise do pensamento desenvolvido e da prática política incentivada nas três Internacionais trabalhistas já realizadas. Reflete sobre o papel da Social Democracia e do Eurocomunismo na Europa Ocidental. Quanto aos primeiros, tece comentários negativos mas percebe boas exceções, como o Sindicato Solidariedade, na Polônia, e o Sindicato dos Trabalhadores Independentes, na extinta URSS.

Download do livro: Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.