domingo, 6 de junho de 2010

Técnica e Ciência Como Ideologia - Jürgen Habermas



Técnica e Ciência Como Ideologia - Jürgen Habermas

Técnica e Ciência como Ideologia é um livro escrito por Jürgen Habermas composto de textos escritos por este em meados da década de 1960 (1966-68 principalmente).

No texto que dá nome ao livro, escrito em 1968, o autor estabelece um debate com a principal tese de Herbert Marcuse (Ideologia da Sociedade Industrial, Industrialização e capitalismo em Max Weber) de que ciência e tecnologia nas sociedades de capitalismo tardio passavam a cumprir um papel ideológico na sociedade mascarando um processo real de dominação de classe.

Habermas questiona a proposição de uma nova ciência e uma nova técnica feita por Marcuse dizendo que estas só poderia ser considerados projetos históricos na medida em que o fossem do ser humano em seu conjunto (enquanto espécie), e não projetos históricos atrelados a interesses de classes específicas como defendia Marcuse.

Download do livro (em espanhol): Clique aqui!

Epistemologia - Gaston Bachelard



Epistemologia - Gaston Bachelard

Denunciar a filosofia existente e fornecer à ciência a filosofia que merece: eis um dos objetivos de Bachelard que, no seu projeto epistemológico, tende para um pluralismo filosófico e assinala à filosofia o lugar entre a ciência e a poesia, como linha de demarcação que permite a liberdade e a eficácia. A presente compilação reúne algumas das ideias centrais da sua reflexão.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui