Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

domingo, 6 de junho de 2010

Técnica e Ciência Como Ideologia - Jürgen Habermas



Técnica e Ciência Como Ideologia - Jürgen Habermas

Técnica e Ciência como Ideologia é um livro escrito por Jürgen Habermas composto de textos escritos por este em meados da década de 1960 (1966-68 principalmente).

No texto que dá nome ao livro, escrito em 1968, o autor estabelece um debate com a principal tese de Herbert Marcuse (Ideologia da Sociedade Industrial, Industrialização e capitalismo em Max Weber) de que ciência e tecnologia nas sociedades de capitalismo tardio passavam a cumprir um papel ideológico na sociedade mascarando um processo real de dominação de classe.

Habermas questiona a proposição de uma nova ciência e uma nova técnica feita por Marcuse dizendo que estas só poderia ser considerados projetos históricos na medida em que o fossem do ser humano em seu conjunto (enquanto espécie), e não projetos históricos atrelados a interesses de classes específicas como defendia Marcuse.

Download do livro (em espanhol): Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.