segunda-feira, 21 de junho de 2010

Sobre a Televisão - Seguido de A Influência do Jornalismo e Os Jogos Olímpicos - Pierre Bourdieu



Sobre a Televisão - Seguido de A Influência do Jornalismo e Os Jogos Olímpicos - Pierre Bourdieu

Composto de três textos - os dois primeiros reproduções de um curso do Collège de France transmitido pela televisão francesa -, este novo livro de Pierre Bourdieu disseca e desmonta os mecanismos de censura que estão por trás das imagens e discursos exibidos na TV. Sobre a televisão, best-seller na França, gerou acirrada polêmica, a ponto de o autor acrescentar à presente edição brasileira um posfácio em resposta às críticas recebidas. Um alerta para os perigos que tais mecanismos representam para todas as esferas culturais, perigos que também ameaçam a vida democrática e política.
Ao se insurgir contra o pouco espaço que a televisão concede ao pensamento crítico, Bourdieu luta para que esse extraordinário instrumento democrático não se converta em instrumento de opressão simbólica.

Download do livro: Clique aqui!

A Verdade e as Formas Jurídicas – Michel Foucault



A Verdade e as Formas Jurídicas – Michel Foucault

O livro “A verdade e as formas jurídicas” – fruto de uma conferência proferida na PUC - foi escrito no ano de 1978 com o objetivo de demonstrar as formas usadas para se obter a verdade, nas diferentes situações históricas. Foucault traça um paralelo entre os métodos de obtenção da verdade (saber) em cada momento histórico, relacionando-os com o contexto das práticas judiciárias vigentes (os quais têm estreita relação com os modos de circulação vigente, com a economia – logo, ligado à dinastia que se encontra no poder). Dessa forma, a verdade seria fruto da relação entre poder e saber, definido pelo paradigma vigente. Para Foucault, a busca pela verdade é feita de determinada maneira de acordo com o detentor do poder, o qual, de uma maneira ou de outra influencia em vários aspectos da vida econômica, política e social da sociedade em questão. Assim, a obtenção da verdade é um processo compatível, inclusive, com as práticas judiciárias vigentes. A primeira questão relevante é, portanto, saber o que era, em cada época e sociedade, a pesquisa judiciária da verdade.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui