terça-feira, 14 de julho de 2009

The Story of Stuff – A história das coisas (2007)



“A história das coisas” discorre sobre os processos produtivos de praticamente todas as coisas do mundo. Todas mesmo! Deste monitor onde você está lendo esse texto ao último presente que você ganhou, seja lá qual ele for.

O vídeo mostra de forma bastante didática, como nos transformamos em consumistas viciados e alienados. Em como a comunicação e a propaganda nos ofendem e obrigam a mantermo-nos atualizados em tudo. Moda, tendências, eletrônicos, entretenimento, em tudo. Afinal, ninguém (ou alguns muitos) quer(em) parecer antiquado(s) e ultrapassado(s).

Ao assistir você verá que, nos Estados Unidos, praticamente tudo o que se produz torna-se lixo em no máximo seis meses. Todo tipo de produto. De carros a roupas, em seis meses precisam ser transformados ou descatados na natureza, destruindo mais ainda o nosso planeta.

Mas existe experança e ela passa pela mudança da produção linear para a produção em ciclos renováveis. Assista o vídeo.

“Temos mais coisas, porém menos tempo para o que realmente nos faz felizes.”

Download do documentário:http://rapidshare.com/files/146693947/a_historia_das_coisas_flv.rar.html

Metamorfoses do espaço habitado - Milton Santos



Em Metamorfoses do Espaço Habitado Milton Santos continua trilhando a busca do caminho analítico para a geografia crítica. Situa a geografia no contexto do mundo atual e rediscute categorias tradicionais, sugerindo linhas de reflexão metodológica. Reforça o papel da ciência, da tecnologia e informação como a base técnica da vida social atual e que, desse modo, deveriam participar da construção epistemológica renovadora da Geografia. Com este livro, reforçam-se os conceitos de fixos e fluxos no estudo do movimento das contradições do espaço geográfico.

Download do livro: http://sharex.xpg.com.br/files/2911851539/Metamorfose_Do_Espaco_Habitado_-__Milton_Santos.PDF.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui