quarta-feira, 2 de junho de 2010

O Campo e a Cidade: Na história e na literatura - Raymond Williams



O Campo e a Cidade: Na história e na literatura - Raymond Williams

Ao examinar os reflexos do modo de vida rural e urbano na literatura inglesa do século XVI até a atualidade - e contrastando-os com as mudanças que efetivamente ocorreram na sociedade -, O campo e a cidade é considerado a obra-prima de Raymond Williams, um dos mais finos e respeitados críticos ingleses do século. William procurava pensar a produção cultural dentro de seu contexto de criação relacionada à política e economia. O autor parte das representações na literatura sobre a vida no campo para discutir as transformações ocorridas no mundo do trabalho rural e sua relação com a cidade. Utiliza poemas campestres para demonstrar a transição do campesinato tradicional para o capitalismo agrário, como decorrência da revolução industrial, que teve como berço a Inglaterra.
O ponto de partida da obra é a origem pobre do autor em uma cidade pequena e a relação de seu pai e avô com o trabalho e a terra. Ele entrelaça sua história pessoal com o processo de empobrecimento dos trabalhadores rurais ao comparar as trajetórias de ambos, pai e avô.

Download do livro (em espanhol): Clique aqui!

A Transição do Feudalismo para o Capitalismo - Maurice Dobby et al



A Transição do Feudalismo para o Capitalismo - Maurice Dobby et al

A constituição do capitalismo foi um processo longo, durante o qual conviveram estruturas características do feudalismo com novas formas de exploração econômica. Os autores (dentre eles, Eric Hobsbawn) discutem, neste livro, as questões que marcaram e definiram a transição do feudalismo para o capitalismo: o papel do comércio na Idade Média, a evolução das rendas no período, as origens econômicas das cidades medievais, o fim da escravidão na Europa Ocidental e a relação entre campo e cidade.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui