Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

quarta-feira, 2 de junho de 2010

O Campo e a Cidade: Na história e na literatura - Raymond Williams



O Campo e a Cidade: Na história e na literatura - Raymond Williams

Ao examinar os reflexos do modo de vida rural e urbano na literatura inglesa do século XVI até a atualidade - e contrastando-os com as mudanças que efetivamente ocorreram na sociedade -, O campo e a cidade é considerado a obra-prima de Raymond Williams, um dos mais finos e respeitados críticos ingleses do século. William procurava pensar a produção cultural dentro de seu contexto de criação relacionada à política e economia. O autor parte das representações na literatura sobre a vida no campo para discutir as transformações ocorridas no mundo do trabalho rural e sua relação com a cidade. Utiliza poemas campestres para demonstrar a transição do campesinato tradicional para o capitalismo agrário, como decorrência da revolução industrial, que teve como berço a Inglaterra.
O ponto de partida da obra é a origem pobre do autor em uma cidade pequena e a relação de seu pai e avô com o trabalho e a terra. Ele entrelaça sua história pessoal com o processo de empobrecimento dos trabalhadores rurais ao comparar as trajetórias de ambos, pai e avô.

Download do livro (em espanhol): Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.