Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Elementos de Semiologia - Roland Barthes


Elementos de Semiologia - Roland Barthes

Resultado de cursos ministrados por Roland Barthes, estes "Elementos de Semiologia" desde logo traem, na maneira sistemática e bem dosada com que apresentam a matéria, sua natureza didática. Partindo do princípio de que, afinal de contas, "o mundo dos significados não é outro senão o da linguagem", Barthes mostra como é natural à Semiologia valer-se dos conceitos analíticos da Lingüística. Assim é que o livro está dividido em quatro grandes partes, correspondentes a rubricas oriundas da Lingüística Estrutural. Por meio dessas rubricas, Barthes dá ao leitor uma instigante visão geral do campo de estudo da Semiologia e dos instrumentos teóricos por via dos quais se pode realizar a pesquisa semiológica.

Download do livro: Clique aqui!


A Sociabilidade do Homem Simples - José de Souza Martins


A Sociabilidade do Homem Simples - José de Souza Martins

É nos limites, nos extremos da realidade social, que a indagação do cientista se torna fecunda. A explicação sociológica é incompleta e pobre se não passa pela mediação do insignificante. O relevante está no ínfimo, na vida cotidiana fragmentária e aparentemente sem sentido. Este livro, escrito por um dos mais importantes sociólogos brasileiros contemporâneos, trata da vida social, do imaginário e da visão de mundo do homem simples e cotidiano.

Download do livro: Clique aqui!