Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

terça-feira, 29 de março de 2011

Cultura de Massas no Século XX: Neurose - Edgar Morin



Cultura de Massas no Século XX: Neurose - Edgar Morin

Edgar Morin aborda os anos 1960-1965 e analisa as conseqüências sociais, psicológicas e espirituais da penetração da cultura de massas no mundo ocidental, focalizando os mitos, produzidos industrialmente, que condicionam os valores existenciais do público consumidor, transformando a mitologia da felicidade numa problemática da felicidade. O termo neurose ganha aqui um novo sentido: além de mal do espírito, passa a designar também um compromisso entre esse mal e a realidade, através de fantasias, mitos e ritos. Segundo as próprias palavras de Morin, este livro propõe um passeio pelas avenidas da cultura de massas.

Download do livro: Clique aqui!

Textos, Volume II: Discurso diante da sepultura de Marx - Friederich Engels



Textos, Volume II: Discurso diante da sepultura de Marx - Friederich Engels

Principal colaborador de Karl Marx, Engels desempenhou papel de destaque na elaboração da teoria comunista, a partir do materialismo histórico e dialético. Nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em 5 de agosto de 1895. Era mais velho de nove filhos de um rico industrial de Barmen - Alemanha.
Na juventude, fica impressionado com a miséria em que vivem os trabalhadores das fábricas de sua família. Fruto dessa indignação, Engels desenvolve um detalhado estudo sobre a situação da classe operária na Inglaterra.
Neste livro, são expostas várias notas sobre o célebre livro "O Capital", um texto de Engels lido no funeral de Marx, entre vários outros.

Download do livro: Clique aqui!