quarta-feira, 14 de julho de 2010

Laranja Mecânica - Anthony Burgess



Laranja Mecânica - Anthony Burgess

Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex – soberbamente engendrada pelo autor – empresta uma dimensão quase lírica ao texto. Ao lado de 1984, de George Orwell, e Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, Laranja Mecânica é um dos ícones literários da alienação pós-industrial que caracterizou o século XX. Adaptado com maestria para o cinema em 1972 por Stanley Kubrick, é uma obra marcante.

Download do livro: Clique aqui!

O Sertanejo - José de Alencar



O Sertanejo - José de Alencar

O sertanejo é um dos romances e uma história didaticamente regionalista do escritor brasileiro José de Alencar e que foi publicado em 1875.
O livro apresenta uma prosa com personagens característicos do sertão brasileiro. A personagem-narrador é Severino, que ao longo do texto tenta se definir, mas com tudo o que fala não consegue. Por isso Severino passa a ser como uma figura genérica, ou seja, passa a ser a característica do povo sofrido pelas dificuldades como a fome, sede e miséria, que predominam no nordeste brasileiro.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui